Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Fundacentro/BA realiza curso de estatística para higienistas ocupacionais

Curso de estatística para higienistas ocupacionais

Atividade ocorre em agosto na regional em Salvador/BA para profissionais e estudantes de nível técnico e superior da área com experiência em avaliação de agentes químicos

Por ACS/ Cristiane Reimberg em 14/07/2017

A Fundacentro da Bahia realizará o curso “Introdução à estatística para higienistas Ocupacionais”, em 17 de agosto, na sede da instituição em Salvador/BA. O objetivo é apresentar conceitos básicos sobre métodos estatísticos para profissionais e estudantes de nível técnico e superior ligados à área de higiene ocupacional.

Para participar, o interessado deve ter feito cursos de avaliação de agentes químicos oferecidos pela Fundacentro ou de especialização/extensão em higiene ocupacional ou ainda cursar módulo de agentes químicos nos referidos cursos. Outra possibilidade é ser certificado como higienista industrial por associações como Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais - ABHO e ACGIH/EUA (American Conference of Governmental Industrial Hygienists). Também se aceitam profissionais com experiência prática em avaliação de agentes químicos.

O curso será ministrado pelo pesquisador da Fundacentro/BA, André Luis Santiago Maia, bacharel em Estatística pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, com mestrado nessa mesma área e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Maia abordará conceitos de populações e amostras, técnicas da estatística descritiva e representações gráficas de dados, medidas de tendência central, de variabilidade e percentis. Ainda será possível entender a definição de distribuições de probabilidade, como distribuições normal, lognormal e t de Student. Por fim, serão apresentadas as principais estatísticas utilizadas na higiene ocupacional e a planilha IHSTAT (Industrial Hygiene Statistics) que permite análises estatísticas de dados de medição de higiene ocupacional e testes de conformidade.

"Na higiene ocupacional, na maioria das situações, é necessária a medição direta da exposição através da amostragem e análise do ar respirado pelos trabalhadores. O objetivo geralmente não é adquirir conhecimento apenas sobre o período de tempo específico amostrado, mas usar técnicas da estatística inferencial para generalizar os resultados obtidos nesta amostra”, explica o pesquisador.

“Neste contexto, o higienista ocupacional precisa entender a importância de conceitos estatísticos que vão desde a amostragem até os métodos de estimações pontuais e intervalares que o subsidiarão para identificar, avaliar, controlar e gerenciar riscos no ambiente de trabalho”, completa.

Com carga horária de 8 horas, o curso ocorre das 8h às 17h. Para participar, é necessário enviar a ficha de inscrição com cópia da documentação exigida para crba@fundacentro.gov.br A Fundacentro/BA fica localizada na rua Alceu Amoroso Lima, n° 142, Caminho das Árvores, em Salvador/BA. Mais informações no folder ou pelo telefone (71) 3272-8850.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.